Seja Bem- Vindo!!

domingo, 24 de abril de 2011

Cristo ressuscitou, hoje é Páscoa

O túmulo está vazio. Jesus ressuscitou. É Páscoa. Cristãos do mundo inteiro celebram neste domigo, a festa da Páscoa. Em Campina Grande, a maior festa da cristandade será celebrada com a realização de Missas. Somente na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, três missas serão celebradas neste domingo, às 10h, às 17h e 19h30. Em todas as paróquias pertecentes a Diocese, a Páscoa também será festejada com celebrações eucarísticas.

Os católicos começaram a celebrar a Páscoa desde ontem com a Vigília Pascal. Todas as igrejas da diocese realizaram a Vigília que é tida a celebração mais longa e importante da liturgia. A celebração conforme enfatizou o bispo dom Jaime Vieira Rocha, é marcada pela benção da luz, benção do fogo, proclamação do Evangelho e muitos cantos de aleluia. Durante a liturgia também é aceso o Círio Pascal que significa o Cristo "Alfa e ômega", Princípio e Fim". "É a celebração mãe", enfatizou o bispo dom Jaime.

As comemorações da Páscoa continuamneste domingo e se estendem por por mais 40 dias, até a festa da assesnção do Senhor e Pentecostes que marca a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos.

Embora o Natal seja uma data especial para os cristãos, pois marca o nascimento de Jesus Cristo, a Páscoa é a mais importante festa do cristianismo, conforme destacou o bispo dom Jaime Vieira Rocha. Para o padre Antônio Nelson, da paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Catolé, muitos católicos ainda não absorveram a mensagem libertadora da Páscoa, e acham que a festa se resume ao consumo de chocolate.

Na Páscoa, conforme relembrou o religioso, é festejado a ressurreição de Jesus Cristo, que foi o fato mais extraordinário da história da humanidade. Em suas pregações, ele enfatizou que muitos cristãos ainda não entenderam a essência da Páscoa que significa vida nova, passagem da morte para a vida, e principalmente a libertação de todo que oprime a vida.

Pelo calendário litúrgico da igreja católica, a Páscoa é celebrada quarenta dias após iniciar a travessia da Quaresma. A festa se inicia na Vigília Pascal, no sábado de Aleluia chegando ao cume neste domingo da Ressurreição.

Na Páscoa os fieis revivem dois importantes momentos da história do povo de Deus, que foi a libertação dos Hebreus no Egito (eles viveram no cativeiro durante anos) e a Ressurreição de Cristo. No Antigo Testamento, conforme explicou dom Jaime, a Páscoa era uma festa anual celebrada pelos Israelitas.

PB Agora

0 comentários:

Postar um comentário