Seja Bem- Vindo!!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Papa na Alemanha: divulgado logo, lema e foco da viagem

O logotipo, o lema e o enfoque da viagem que Bento XVI fará à Alemanha entre os dias 22 e 25 de setembro foram apresentados nesta terça-feira, 15. O anúncio foi realizado durante a Assembleia Geral da Conferência dos Bispos do país.

"Onde está Deus há futuro" [livre tradução] é o lema da visita, inspirada em uma frase do próprio Pontífice durante sua visita à Áustria, em 2007. O logotipo porta as cores da bandeira alemã e mostra um grupo de fiéis caminhando em direção a uma igreja. As dioceses de Berlim, Erfurt e Friburgo são os destinos do Santo Padre em terras germânicas.


A coletiva de imprensa de apresentação contou com a presença do presidente da Conferência Episcopal Alemã, Arcebispo Robert Zollitsch; do Bispo de Erfurt, Dom Joachim Wanke; do Administrador Diocesano da Arquidiocese de Berlim, Dom Matthias Heinrich, e do secretário da Conferência e coordenador geral da viagem, padre Hans Langendörfer.

"A Igreja Católica na Alemanha está ansiosa com a vinda do Papa. Sim, a própria Alemanha está ansiosa", exclamou o Arcebispo Zollitsch durante a coletiva. Já Dom Mathias celebrou o fato de a capital alemã estar incluída entre as estações da viagem do Papa. Segundo o prelado, a cidade é um dos centros da "diáspora católica" no país – um entre cada cinco católicos tem origem estrangeira e há mais de uma dezena de paróquias que celebram serviços religiosos em idiomas distintos do alemão. Dessa forma, a Igreja presente em Berlim, segundo Dom Mathias, possui um caráter especialmente aberto e universal.

Na capital, apenas um terço da população pertence a uma das duas grandes igrejas (católica e luterana). O Papa será recebido pelo presidente, Christian Wulff, pronunciará um discurso no Bundestag (parlamento) e presidirá a celebração da Santa Missa.

Já o Bispo de Erfurt, Dom Wanke, disse que era uma alegria o Papa visitar uma diocese no território da extinta República Democrática Alemã (RDA) - também conhecida como Alemanha Oriental, durou de 1949 a 1990 e surgiu com o fim da Zona de Ocupação Soviética, mantendo a influência de regimes esquerdistas.

Em Erfurt, o Papa presidirá a Missa ao ar livre na praça da catedral. "Para nós, é um sinal que nos dá força para dar testemunho público de nossa fé", afirmou. Também está em estudo a possibilidade de um encontro do Papa com representantes do Conselho da Igreja Evangélica, a cúpula da principal igreja protestante no país.

Segundo o coordenador geral da viagem, padre Hans Langendörfer, dois temas terão especial destaque: a questão de Deus e do futuro da nação. "Para nós, cristãos, o futuro não é um poder anônimo, nem um princípio, que poderia nos pegar de surpresa, tampouco um destino inevitável. O nosso futuro é com Deus, o que define o tema para esse testemunho.


Fonte: Canção Nova

0 comentários:

Postar um comentário