Seja Bem- Vindo!!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Jovens usam da criatividade para custear viagem para JMJ

Lavar carros, vender doces ou pulseiras. Essas são algumas das atividades, na sua maioria artesanais, que servem aos jovens para arrecadar o dinheiro necessário para viajar para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri, na Espanha, em agosto de 2011. Custear uma viagem internacional não é tarefa fácil para a maioria dos jovens. Em muitos países o custo de deslocamento é elevado e as economias dos jovens não são suficientes para financiar a viagem. No entanto, a motivação e o entusiasmo suscitam a criatividade para conseguir o dinheiro necessário.

Karen (23 anos), Paulina (19 anos) e Nataly (17 anos), são três amigas que moram em Medellín, na Colômbia. Elas têm se dedicado muito para alcançar a tão sonhada viagem para a JMJ.

"Estamos fazendo diferentes trabalhos, como a venda de doces, salpicões e 'tamales' (prato típico), entre outros", conta Karen. Além de preparem pequenas refeições que são vendidas em sua paróquia nos domingos.

Outro exemplo é o de Deissy, da cidade colombiana de Cundinamarca. Ela conta que uma das iniciativas que tem feito com seu grupo de amigos é a "marcha do ovo", onde os jovens passam em cada casa do bairro em que moram, pedindo doação de ovos, para depois vendê-los. Aqui no Brasil, a jovem Ieda, de Brasília, explica que na sua paróquia estão "fazendo de tudo", mas o que tem mais êxito é a venda de água mineral em diversos eventos da diocese e "lavar os carros de outros paroquianos.

Em Arequipa, no Peru, o jovem Jesus, 20 anos, e seus amigos confeccionaram chaveiros e separadores para Bíblia e livros adornados com imagens religiosas.

Em El Salvador, a jovem Maria disse que se dedicou, junto com os amigos, para aprender doces típicos da Espanha, como o "Bolo-Rei" e "Torrijas" (rabanadas).  

O pensamento comum entre os jovens do mundo todo é que a viagem começa no momento em que se põe em prática essas tarefas. Por isso, a JMJ, para eles, já começou. 
Fonte: cançao nova

0 comentários:

Postar um comentário