Seja Bem- Vindo!!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Bispos europeus pedem aos cristãos que preservem o meio ambiente

Mais de cinqüenta bispos e delegados episcopais reunidos nestes dias na chamada "peregrinação verde'", organizada pela Comissão de Conferências Episcopais da Europa (CCEE), chegaram à conclusão de que "o meio ambiente é um motivo de preocupação e um dever compartilhado por todos os cristãos" e que deve ser preservado para "salvar a criação". 

Durante cinco dias, os membros da Igreja viajaram através da Hungria e a Eslováquia, até chegar ao Santuário de Mariazell, na Áustria, com o objetivo de abordar temas relacionados com a água, a energia, a educação e os princípios da doutrina social da Igreja, no marco de reflexão sobre o tema escolhido pelo Papa para o Dia Mundial da Paz 2010, "Se queres construir a paz, protege a criação".

Desta forma, prestou-se especial atenção à questão da energia e a importância de utilizar fontes renováveis como a eólica, a solar, bio-diesel ou bio-massa, entre outras.

Do mesmo modo, insistiu-se em abordar o problema dos resíduos mediante a prevenção, a reciclagem e o fomento de tecnologias eficientes,e também se reclamou uma "avaliação rigorosa e exaustiva" do impacto ambiental nítido em todas as dimensões de tais tecnologias.

A CCEE apresentou uma série de conclusões "com as quais enfrentar a magnitude do desafio ambiental", entre as quais destaca: "o reconhecimento de que do bem de cada um depende o bem-estar de todos; o respeito do destino universal dos bens da terra, rechaçando todos as tentativas de dominá-lo injustamente; e a justiça distributiva, garantindo que os que menos poluem, como os pobres, não sejam os mais afetados pelas conseqüências da crise ambiental".

Por isso, faz uma chamada a jovens, famílias, comunidades paroquiais, monastérios, escolas, seminários e universidades, para que "renovem seu compromisso com a vocação de cuidar da casa terrestre" e, desta forma, "fomentem a difusão, o estudo e a aplicação destes princípios, que oferecem sinais luminosos de esperança para a humanidade". 
Fonte: Cançãonova

0 comentários:

Postar um comentário