Seja Bem- Vindo!!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Imagens da Festa de Nossa Senhora das Vitórias

Lenda interessante é a da Igreja de Ilhéus, edificada por volta de 1530, quando a luta entre colonos e indígenas estava mais acirrada. Conta-se que numa das batalhas contra os Aimorés uma linda senhora branca, montada em garboso cavalo, ia à frente dos colonizadores assustando os selvagens, que foram vencidos. A fim de celebrar este acontecimento, a capela, que estava sendo construída com auxílio das mulheres, foi dedicada a Nossa Senhora da Vitória.
     Até hoje, no dia 15 de agosto, a Padroeira é festejada com missas na colina sagrada do templo e procissões acompanhadas de solenidades, nas quais se destacam as belas imagens do século XVII.
A festa é apenas uma tradição que se enraizou na alma de nossa gente. Mas na verdade que desde o início da nossa história. Alguns aprendizes de historiadores procuram contestar o fato porém o próprio Ruy Medeiros, um dos historiadores mais contundentes, aceita a explicação dos cronistas, apesar de fazer algumas restrições sobre a festa e o nome de sua homenageada.
Assim se realizou a primeira festa de Nossa Senhora da Vitória, que se prolonga até a época atual. No decorrer de todos esses anos, como é natural, ela sofreu várias modificações. Mas os moradores, os filhos da terra, por sua vinculaçao afetiva e pessoal aos costumes da cidade, sempre responderam pela preservação dos rituais de maior tradição. Com o tempo, esta tradição foi sendo desprestigiada, perdendo a festa as suas características locais. Antigamente, a festa oscilava entre as fronteiras do religioso e do profano. Realizava-se sob o comando de um festeiro, que era escolhido mediante um sorteio. A pessoa indicada se encarregava de organizar a festa. Esta começava com os giros da bandeira de Nossa Senhora da Vitória, pelas localidades vizinhas, a fim de angariar prendas e recursos financeiros para o novenário e leilão. A parte profana se realizava nas imediações da igreja. Geralmente constava de diversas atrações como barraquinhas, quermerses, apresentação da banda de música, prisões de namorados e os animados leilões, culminando com o último dia da festa, que constava de missa cantada pela manhã e procissão à tarde.
E Ontem as ruas encheram pra ver Nossa Senhora passar, Rua do Café historicamente tem sua devoção, e quando Nossa Senhora passa emociona muitos devotos. 
Foto: Pedro

0 comentários:

Postar um comentário