Seja Bem- Vindo!!

domingo, 11 de abril de 2010

XVI Congresso Eucarístico Nacional

Segurança de todo o XVI Congresso Eucarístico Nacional já está prevista e calculada pela comissão, que agora trabalha com a elaboração de documentos para os órgãos competentes 

Sob coordenação do vigário geral do Ordinariado Militar e pároco da Paróquia Militar de São Miguel Arcanjo e Santo Expedito, padre Julio Cesar Mônaco, a Comissão de Segurança apresenta o esquema de segurança do XVI Congresso Eucarístico e anuncia que todas as solicitações aos órgãos competentes.

O trabalho inicial foi descrever todos os acontecimentos que serão realizados entre os dias 13 e 16 de maio, logo após o detalhamento de todas as atividade do CEN para melhor apresentar as necessidades de apoio. “Em cada local – Esplanada dos Ministérios, Complexo Cultural da República, Centro de Convenções, Ginásio Nilson Nelson, e a Paróquia Nossa Senhora do Lago – Lago Sul, pedimos que a Polícia Militar (PM) do Distrito Federal esteja presente com o número efetivo próprio para isso e o Departamento de Trânsito (DETRAN) também”, comenta padre Mônaco.

Outra preocupação é a segurança civil. A PM fica responsável pela segurança ostensiva, tanto como à identificação nas entradas e nas áreas restritas, monitoramento junto ao altar, etc. Os bombeiros civis também estão previstos. O coordenador da Comissão de Segurança comenta que este tipo de auxílio é necessário em qualquer evento de grande porte e que a pedido da Secretaria de Segurança, é determinado o número desses profissionais para atender às emergências.

Quanto à segurança do Legado Pontifício, há duas estratégias. O chanceler do Ordinariado Militar, José Carlos de Medeiros, explica como será feita. “Temos duas opções que ainda não foram definidas. A primeira com desembarque em São Paulo ou no Rio de Janeiro; a Infraero assume a recepção e logo após a força aérea conduz para a base militar para a chegada em Brasília. E a segunda opção é o vôo direto para Brasília, assim a segurança seria de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública com toda a estrutura de transporte, batedores e a própria segurança até a Nunciatura, já que está responsável pela recepção e hospedagem”. Todos os deslocamentos do legado pontifício em Brasília serão acompanhados da respectiva segurança.

Atribuições

Esta comissão tem por finalidade organizar e formar equipes de segurança para todos os eventos do Congresso; envolver as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros; providenciar aparelhos de rádio para comunicação entre os seguranças, o Secretário-Geral e os responsáveis pelas Comissões; planejar a organização do trânsito e serviços afins; garantir a segurança das autoridades e dos participantes do Congresso.

É função, também, organizar toda a participação das Forças Armadas, que pretende compor o evento com os uniformes históricos. “Não tenho dúvida que isso possa acontecer, já que as forças armadas são muito solícitas e se identificam com a fé católica”, diz Medeiros.

Por Patrícia Quinderé

0 comentários:

Postar um comentário