Seja Bem- Vindo!!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Deus precisava de alguém forte: e escolheu uma jovem

Todos nós veneramos a Virgem Maria e sabemos da sua santidade. Santidade essa que fez com que o próprio de Deus, que já a conhecia muito antes dela nascer (Jr 1,5), viesse a lhe confiar a Sua própria vida na pessoa de seu filho Jesus. Nenhum de nós duvida da santidade plena de Maria. Porém, o que às vezes não sabemos, é que Maria não foi Santa por ser mãe de Jesus. Não foram os poucos momentos da vida de Maria citados na Sagrada Escritura que fez dela a mulher que ela foi. O que faz com que uma pessoa seja santa ou não são as escolhas que ela faz durante toda a sua vida. E em todas as escolhas de Maria, Deus sempre estava em primeiro lugar. Então, vamos analisar a juventude de Maria a partir do que sabemos.
     Antes de o arcanjo Gabriel aparecer à Virgem, ela já tinha planos de se casar com José e viver a castidade plena com ele. Óbvio que essa decisão foi tomada em conjunto com seu namorado (noivo), José, o que também ressalta a santidade de José. Ou seja, antes deles saberem dos planos de Deus para suas vidas, inspirados pelo Espírito Santo (e só por inspiração Dele que isso é possível), Maria e José já haviam decidido não seguir o ‘caminho tradicional’, o ‘caminho normal’ a qual tende todo casal. Nisso podemos ver uma mensagem para a nossa juventude atual: ‘Jovens, é possível responder ao chamado de Deus mesmo quando ele implica em um estado de vida diferente do comum!’. Para isso, é necessário adquirir uma virtude que Maria e José possuíam: coragem. Uma coragem que os leva a enfrentarem todo e qualquer preconceito que possa surgir da parte de quem for. Mesmo que seus próprios pais não entendessem sua decisão e os criticassem duramente. Uma coragem que os levou a morrerem para suas próprias vontades e inclinações. Podemos falar até mesmo da inclinação ao ato sexual ao qual todo casal está aberto. E que é muito saudável. Talvez você nunca tenha pensado sobre isso, mas será que foi fácil para José conviver com uma mulher extremamente linda? E Maria era linda não só interiormente, mas também exteriormente, como afirma São Dionísio quando se refere à visão que teve de Nossa Senhora: uma mulher muito mais bela do que qualquer imagem dela que já tivesse visto. E para Maria? Será que foi fácil estar ao lado de um homem jovem e forte como José? Aliás, José não tinha nada de velho, como expressam as imagens sobre ele. É óbvio que a decisão corajosa e audaciosa que eles tinham tomado não diminuía a dificuldade de serem totalmente de Deus. Mas estavam dispostos a enfrentar o que viesse.
     Deus precisava de alguém corajosa, forte, audaciosa, despojada, para receber o chamado de ser mãe do Salvador. Pois só alguém com essas qualidades, alguém que amasse mais a Deus do que aos outros e do que a si própria é que poderia suportar tudo o que essa vocação acarretaria: todas as dificuldades, perseguições e sofrimentos. Já sabemos de tudo isso, mas o que precisamos lembrar é que todas essas qualidades foram encontradas em uma jovem. Foi em uma jovem que Deus achou tudo aquilo que Ele precisava. Consegue perceber a mensagem que está por trás do chamado de Maria? Essa é a mensagem: ‘Jovem, você consegue! Você consegue viver a castidade! Você consegue perseverar, consegue ser fiel, consegue amar! ’. Maria é exemplo para nós de juventude santa. Exemplo de que Deus confia nos jovens para Seus planos mais importantes. Acredite: Deus quer contar com nossa juventude, independente de nossas fraquezas e limitações.

     Que Maria, a jovem que aceitou o desafio de Deus, possa rogar por nós para que, assim como ela, também aceitemos os desafios de nossa vida.

1 comentários:

martins111 disse...

Primeiramente ao adentrar nesta página reconheço seu valor e a importância de seu autor para a nobre causa do Senhor Jesus Cristo.
Dito isso, quero convidar você que está lendo estas minhas palavras, a prestar um pouco mais de atenção as revelações do Espírito Santo Verdadeiro em nossos dias.
Por se tratar de um assunto de interesse universal, pediria sua amável atenção, em uma breve, mais com certeza, produtiva visita ao nosso blog, onde estão depositadas Revelações do Senhor Jesus Cristo, para as quais peço encarecidamente que nos ajude a divulgar. Pois estamos vivenciando um memento muito sensível da palavra profética. Desde já suplico as bênçãos do Pai, do Filho e do Espírito Santo Verdadeiro sobre todo aquele que atender esse nosso chamado em nome do Senhor Jesus Cristo. Clique em martins111 - João Joaquim Martins.

2 de março de 2010 14:26

Postar um comentário