Seja Bem- Vindo!!

sábado, 23 de abril de 2011

Mais de três mil participam da Procissão do Senhor Morto

Mais de três mil pessoas de todas as idades, de acordo com os agentes de trânsito do ManausTrans, participaram da tradicional procissão do Senhor Morto, que começou às 16h, nesta Sexta-Feira Santa (22). A caminhada partiu da Igreja Nossa Senhora de Fátima, e seguiu pela Rua Visconde de Porto Alegre e Avenida Sete de Setembro, até chegar ao destino, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Manaus.
Uma chuva leve acompanhou todo o percurso e não inibiu nenhum devoto de participar. Um dos fieis, Raimundo da Costa, para driblar a chuva, dividia um guarda-chuva com o neto, como muitos dos participantes. "A chuva não impede nada, pra a minha família essa procissão significa muita coisa. É um sacrifício que fazemos para expressar o significado da religião nesse dia tão especial", disse.
A procissão do Senhor Morto é um ato tradicional católico que acontece em toda sexta-feira santa em Manaus. Na cerimônia, prepara-se um Calvário, com o Senhor crucificado, acompanhado de algumas figuras bíblicas. O pregador representa de forma dramática a Morte de Jesus, fazendo alusão às suas sete últimas palavras.
Alguns personagens, representando os discípulos, ajudam a tirar o crucificado da cruz, após a pregação que o sacerdote faz para cada gesto da descida da cruz. Depois são retirados a coroa com espinhos, os cravos, os braços e depois todo o corpo.
Após o sermão da descida da cruz, o corpo de Jesus, simbolizado pela imagem, é colocado num esquife funerário.A procissão é seguida em silêncio, ao som das matracas e com cânticos de dor e piedade.
A devoção popular faz dessa celebração o ponto alto da Semana Santa. Todos acompanham e rezam, como se fosse de fato um enterro real. Alguns devotos ainda têm o costume de fazer a procissão descalços, como símbolo de humildade e compaixão. É o caso da senhora Maria Retrós, que desde criança faz o percurso dessa forma.
"Essa procissão é muito maravilhosa. Nunca deixei de festejar essa comemoração, e faço isso descalça, porque o Nosso Senhor fez tanta coisa por nós. Não custa nada sacrificar alguma coisa por Ele.", conta a servidora pública. Ao final da Procissão, muitos que participaram fizeram fila pra tocar na imagem de Jesus Cristo em frente à Catedral.

Fonte: D24 am

0 comentários:

Postar um comentário