Seja Bem- Vindo!!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Precisamos do Porto Sul. Essa região tem que avançar!

Ilhéus e os demais municípios do Sul da Bahia, depois de passar por uma crise avassaladora de mais de trinta anos, oriunda da praga “vassoura-de-bruxa”, ainda sofre com as seqüelas deixadas em seu povo, como o desemprego, tráfico de drogas, baixos índices de educação, aumento crescente da violência e a total ausência de novas perspectivas. Ainda hoje, a região é obrigada a assistir, inerte, ao êxodo dos seus filhos, que pela falta de perspectivas migram para outros centros a fim de arriscar a própria sorte. Hoje, são mais de 20 mil desempregados apenas na cidade de Ilhéus, o que representa mais de 10% de toda a população local.

Em meio a esse cenário tão negativo, surgiu em 2008 uma grande oportunidade de tirar a região de tamanha estagnação, dando novos ares à nossa economia: a implantação de um Complexo Logístico Intermodal, denominado Porto Sul, que contempla a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, um aeroporto internacional, um porto público e um terminal de embarque privativo, além da Zona de Processamento de Exportações (ZPE), uma nova rodovia e outros grandes projetos. Nossa região foi escolhida para abrigar este, que será um dos mais importantes complexos logísticos do país e por isso temos que agarrar com todas as forças esta oportunidade que nos foi concedida.

Sabemos que hoje mais de 35% de toda a carga da Bahia, pela falta de portos, tem sido escoada pelos portos de Vitória do Espírito Santo, Paranaguá e Santos. Toda a logística baiana está atualmente concentrada em Salvador, deixando uma vasta região de mais de mil quilômetros sem nenhum aparato logístico portuário que apóie as indústrias já instaladas ou que sirva de atrativo para novas indústrias.

Com este complexo logístico sendo instalado em Ilhéus, um novo rumo será dado a toda esta região, com a chegada de grandes empresas, geração de novos empregos, incentivos às comunidades locais, qualificação profissional, desenvolvimento de projetos sócio-ambientais, aumento do poder aquisitivo e conseqüente incremento das vendas no comércio da cidade, dentre uma série de outros benefícios.

Por isso, precisamos do seu apoio para garantir que esse projeto seja concretizado em Ilhéus e que nossa população possa vivenciar um novo momento em sua história. Para tanto, pedimos que assine nossa petição, solicitando celeridade ao Governo Federal, e ao Ibama, na análise e liberação de todos os projetos envolvidos na implementação do Complexo Logístico Intermodal Porto Sul. Juntos, teremos a oportunidade de vislumbrar e vivenciar dias muito melhores para nossa terra.
Fonte: COESO

0 comentários:

Postar um comentário