Seja Bem- Vindo!!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Espanha: Pais e professores pedem a extinção das aulas de religião

A Associação de Pais e Professores da Escola Pública do País Basco lançou uma campanha para que as aulas de religião sejam expurgadas do currículo escolar. O País Basco é uma região da Espanha com autonomia administrativa que fica no extremo norte do país.
Para os estudantes, as aulas de religião são opcionais, mas as escolas são obrigadas a oferecê-las — 1,5 hora no ciclo primário e 2h no secundário.
Aproveitando que neste momento ocorrem as matriculas para a retomada das atividades, a associação emitiu o comunicado “Por uma escola secular” no qual exige o fim “imediato” das aulas de religião, as quais, ressalta, são usadas pela Igreja Católica para fazer proselitismo.
A associação quer que as escolas dediquem o tempo gasto com a religião no reforço de matérias essenciais, como matemática.
Em resposta à campanha pelo ensino secular, a Igreja Católica tem pedido aos pais que inscrevam seus filhos nas aulas de religião.
Tem sido cada vez menor o índice de optantes por aulas de religião. Atualmente é de 33,2% do total dos estudantes do primeiro ciclo e 21,2% do segundo. Quem não faz a opção é obrigado a escolher aulas de outros cursos alternativos para preencher o horário.
As escolas argumentam que não dão o reforço porque os estudantes de religião seriam prejudicados, já que não poderiam comparecer. Mas esses estudantes, argumenta a associação, podem prejudicar os demais.
No comunicado, a associação diz não fazer sentido a maioria dos alunos ter de fazer cursos alternativos por causa de “algumas famílias que querem que seus filhos recebam educação religiosa”.
Fonte: Diario Vasco e do El Correo.  e  http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/

0 comentários:

Postar um comentário