Seja Bem- Vindo!!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Confirmada primeira morte por Dengue na Bahia

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e a Secretaria Municipal de Saúde de Jequié, confirmaram que uma senhora de 61 anos, residente no km 3, que faleceu no dia 27 de janeiro deste ano, foi vítima da dengue, de acordo com o resultado dos exames laboratoriais.

O site oficial da Prefeitura de Jequié diz que “apesar da Declaração de Óbito, não constar causa da morte como dengue; a equipe de enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde que faz parte da ronda diária na busca ativa de casos suspeitos de dengue nas unidades hospitalares, encaminhou o material biológico para análise ao PIEJ (Centro de Referência de Doenças Endêmicas Pirajá da Silva), sendo o resultado positivo para dengue.

Como se sabe os casos de dengue com complicações tem maior ocorrência em pessoas com hipertensão, diabetes, problemas hepáticos, renais e outros tipos de doença”.

Em comentário da secretária de Saude, Stela Souza, publicado no site oficial, ela diz que “estamos reforçando as nossas principais ações. Agora mesmo, profissionais da saúde, lideranças comunitárias e outros membros da comunidade estão sendo capacitados para desenvolver atividades conjuntas de mobilização para eliminação dos criadouros do mosquito”.

No entendimento da secretária “Todo mundo sabe o que deve ser feito para eliminar os focos do mosquito da dengue. Se cada um de nós agir vamos reduzir os riscos”. De janeiro até o dia 21 de fevereiro de 2011, foram registradas 109 notificações, sendo 11 casos confirmados, incluindo um óbito.

Desses casos, 2 foram de dengue clássica, 7 de dengue com complicações e 2 de febre hemorrágica. Treze casos foram descartados, enquanto os demais estão em fase de laboratório.

( Jequié Repórter )

0 comentários:

Postar um comentário