Seja Bem- Vindo!!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Jovem mergulha e desaparece a 4 km da costa em Ilhéus

Um jovem de aproximadamente 27 anos, praticante de caça submarina em Ilhéus, sul do estado, está desaparecido desde as 9 horas da manhã desta quinta-feira (06). Ele estava em companhia de amigos na região do Jairi, litoral sul, próximo à ilha de Comandatuba, quando desapareceu durante um mergulho. A Marinha do Brasil não divulgou a identidade do mergulhador desaparecido nem as circunstâncias do acidente, mas o Jornal Bahia Online apurou detalhes com exclusividade. Segundo informações obtidas na noite desta quinta, o jovem mergulhava a aproximadamente 4 quilômetros da costa a uma profundidade de 25 metros.
Ele faz parte de um grupo de jovens que pratica a atividade esportiva e era considerado até pelos mergulhadores mais experientes um "exímio caçador submarino". Ao notar o desaparecimento do colega, outros jovens mergulhadores, desesperados, tentaram localizá-lo, sem êxito. O grupo então retornou a Ilhéus, acionou o socorro e retornou à área com tubos de oxigênio. Durante todo o dia, oficiais da Marinha e amigos do desaparecido, fizeram buscas num raio de 50 metros da pedra onde eles se baseavam durante o mergulho e 150 metros a favor da correnteza, sem, entretanto, obter êxito na localização.
Repórteres do JBO ouviram mergulhadores experientes e eles acham pouco provável que o jovem seja encontrado com vida. As condições de como desapareceu demonstram que ele teria feito uma operação perigosa para mergulho por apinéia. "A 22 metros de profundidade é quando acontece o maior número de acidentes deste modelo de mergulho em todo o mundo", garante um mergulhador experiente, ouvido pelo Jornal Bahia Online. Eles explicaram que quando o mergulhador atinge grandes profundidades, as cavidades aéreas sofrem grandes forças compressivas. Normalmente se o volume é reduzido até o volume pulmonar residual por volta de 1.2 litros, ocorre a compressão pulmonar e essa pressão hidrostática pode causar sérias lesões no tecido respiratório, a vítima tende a desmaiar e morrer.
Nesta sexta, as buscas serão reiniciadas. A Marinha e os amigos vão contar com a ajuda de mergulhadores profissionais que estão à serviço dos estudos técnicos do Porto Sul, em Ilhéus. A identidade do jovem não foi descoberta pelo JBO. O que se sabe é que ele é pouco conhecido e é oriundo de uma família bastante humilde da cidade.
Fonte:JBO

0 comentários:

Postar um comentário