Seja Bem- Vindo!!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Festa da Lavagem da escadaria da catedral será realizada neste sábado

Depois a Puxada do Mastro no último fim de semana (8 e 9) na Estância Hidromineral de Olivença, outro rito que também integra as homenagens a São Sebastião, santo padroeiro dos estivadores e machadeiros de Ilhéus, será cumprido neste sábado (15). Nesta data, dezenas de pessoas deverão se reunir na praça Dom Eduardo, na avenida Soares Lopes, para participar da lavagem da escadaria da catedral de São Sebastião. Além da participação de nativos e turistas, o evento será marcado, mais uma vez, pelo tradicional cortejo formado por baianas, capoeiristas, integrantes de blocos afro e membros de terreiros de candomblé, entre outros.
A concentração do cortejo começa por volta das 10 da manhã, na avenida 2 de Julho, em frente à sede do Sindicato dos Estivadores, entidade que realiza o evento, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Turismo. O cortejo, a população e as tradicionais carroças percorrem algumas das principais ruas do centro até chegar à avenida Soares Lopes e seguir em direção à praça Dom Eduardo, local onde outras pessoas costumam se juntar às celebrações. Enquanto as baianas estarão ‘lavando’ os degraus com muita água de cheiro e pedidos de proteção, um carro pipa fará a alegria do público. Após cumprir o ritual, o cortejo segue até a avenida 2 de Julho, onde barracas de bebidas e comidas típicas e shows de artistas locais aguardarão o público para a continuação dos festejos.
De acordo com a coordenação, além deste sábado (15), haverá festa na avenida 2 de Julho, à noite, com a apresentação de bandas musicais, nos dias 19, 20 (dia de São Sebastião), 21 e 22. A festa, realizada há mais de quatro décadas, é considerada uma junção entre o sagrado e o profano. Enquanto que a puxada do mastro e a lavagem da escadaria da catedral marcam esse sincretismo, a novena, que começa hoje (11), cumpre programação religiosa promovida pela diocese de Ilhéus. Este ano, a novena segue até o dia 20 deste mês, data dedicada ao santo. Para este dia, a programação inclui alvorada à meia-noite; missa solene, às 9h30min; caminhada de fé pelas principais ruas do centro da cidade, às 16h30min; e encerramento oficial, com uma grande celebração eucarística, por volta das 18 horas.
Fonte: R2cpress

0 comentários:

Postar um comentário