Seja Bem- Vindo!!

sábado, 18 de dezembro de 2010

Prepare-se para gastos fixos do início do próximo ano

Há muito tempo o Natal se tornou uma data comercial. E é nessa época que os consumidores aproveitam para gastar o tão esperado 13º salário. Alguns o utilizam para pagar dívidas. Outros preferem comprar presentes, reformar a casa ou guardar na poupança para investimentos futuros. Mas sempre há quem não resiste usar o cartão de crédito. As lojas dividem, prorrogam pagamento, dão descontos e até fazem pequenos acréscimos em parcelas suaves. Tudo para atrair o consumidor e induzi-lo a comprar. Mas é justamente nesse momento que é preciso colocar no papel e na calculadora todos os gastos do mês.
“Em janeiro, recebemos um presente às avessas: contas e mais contas!”, afirma Augusto Cruz, advogado especialista em Direito do Consumidor. Para ele, o comprador está acostumado a adquirir sem controle nessas datas e acaba esquecendo dos compromissos fixos do dia-a-dia. O caso é mais sério para quem tem dívidas em cartões de crédito ou financiamentos. Nesses casos, é imprescindível eliminar eventos e aquisições supérfluas.
“Festas de Reveillon, de Verão e viagens curtas em finais de semana. Tudo isso deve ser repensado. É preciso também privilegiar os pagamentos e dar prioridade aos cartões de crédito. Tudo que houver desconto para pagamentos antecipados, também deve estar nesta lista”, comenta.
Entre os gastos já previstos para 2011, logo nos meses janeiro e fevereiro, estão as matrículas e materiais escolares, o aumento da conta de energia (por conta do maior consumo no Verão), seguro de veículos, anuidade de conselhos regionais, IPVA e IPTU. Estes dois últimos impostos são ligados ao governo e têm facilidades de pagamento quando quitados antes do prazo.
Fonte: ibahia

0 comentários:

Postar um comentário