Seja Bem- Vindo!!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Baianos casam menos e separam mais, aponta pesquisa do IBGE

Diante dos conflitos amorosos ou mesmo da dificuldade em assumir uma relação mais séria, os baianos  estão se casando menos e se divorciando mais. Em 10 anos, o aumento no número de divórcios chega a 136%. Se em 1999 foram 4.544 divórcios, uma década depois foram 10.758, segundo dados do Estudo de Registro Civil, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e
Os dados sobre o número de casamentos na Bahia estão mais retraídos também. Foram realizados 58.502 matrimônios em 2008, enquanto em 2009 foram 57.526, uma queda de 1,67%. Cláudio Crespo, gerente de estatísticas do IBGE, acredita que o aumento no número de divórcios e o declínio do casamento se devem às mudanças nas configurações sociais, o papel da mulher no mercado de trabalho e o maior acesso das pessoas à Justiça. “A vida urbana moderna mudou estes padrões culturais”, salienta o estudioso.
O problema com a resolução dos conflitos nos relacionamentos amorosos é um ponto chave para Cristina Rocha, professora do curso de Psicologia da Universidade Salvador (Unifacs). “Diante de uma crise, os casais falam logo em se separar. Não sabem lidar, nem superar situações difíceis, para amadurecer com isso”, analisa. Para a psicóloga, essa opção pelo divórcio e a aversão ao casamento estão relacionadas ao fato de as pessoas não saberem mais lidar com frustrações, dificuldades e compromissos. (Correio da Bahia)

0 comentários:

Postar um comentário