Seja Bem- Vindo!!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Mulheres rebeladas oficiam missas nos Estados Unidos em desafio ao Vaticano.

Em matéria da revista Time desta semana, as mulheres estão reivindicando o direito de serem reconhecidas como sacerdotisas pelo papa romano. “Desafiando o Vaticano, as mulheres católicas Reclamam sacerdócio” é o título-traduzido da reportagem.

“Como qualquer bom padre, Judy Lee sabe como usar uma história da Bíblia. Uma das leituras de missas católicas em um domingo recente, a partir do Livro da Sabedoria, relata como os hebreus desafiaram o faraó adorando a Deus “em segredo”. Essa passagem ecoa em uma casa em Fort Myers, na Flórida, onde Lee está realizando missa para 25 católicos que se reuniram na frente de um ‘altar’, desafiando o papa.
“Roma diz que você vai ser expulso da igreja por estar aqui”, diz Lee, “porque eu sou uma mulher.” Aos 67 anos, ela se considera um padre católico ordenado validamente. O Vaticano não concorda. “A Igreja Católica [...] não tem autoridade para conferir a ordenação sacerdotal às mulheres”, porque Jesus não tinha apóstolos femininos, disse à Lee em uma carta o bispo local, o reverendo Frank Dewane – que também informou que ela havia sido excomungada por ignorar essa doutrina.
Em resposta, ela disse: “Roma pode impor todas as regras que quiser às mulheres, aos divorciados, homossexuais e a nós. Mas ela não pode impedir”.
Ela e mais de 100 outras mulheres que pretendem ser padres católicos nos EUA e no exterior podem agradecer a igreja por uma coisa: a resposta da Igreja ao movimento delas – em julho, o Vaticano classificou ordenação feminina um ‘gravius delictum’ ou crime grave, o mesmo rótulo da pedofilia – suscitou a atenção o suficiente para levantar seu perfil fora das catacumbas”.
Veja noticia original em Inglês abaixo
http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,2019635,00.html
Fonte: http://www.comshalom.org

0 comentários:

Postar um comentário