Seja Bem- Vindo!!

domingo, 24 de outubro de 2010

Dia Nacional da Juventude.

No dia 24 de outubro, a Igreja Católica no Brasil comemora os 25 anos do Dia Nacional da Juventude. A data surgiu em 1985, no embalo do Ano Internacional da Juventude. Ao longo deste período, muitas coisas bonitas aconteceram e que nos motivam a comemorar. É por isso que o Dia Nacional da Juventude de 2010 tem por lema Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência.
Estamos em Jubileu! Em 2010, completam-se 25 anos de celebração do Dia Nacional da Juventude. Um caminho feito pelos/as próprios/as jovens, e amigos/as da juventude, em todos os cantos deste país. São 25 anos de razões para celebrar a vida da juventude, lutar por direitos, defender a vida, celebrar a fé, semear sinais do Reino! Estamos celebrando e fazendo memória dos DNJ’s. São 25 anos marcados por reflexões e debates profundos sobre os diversos aspectos da realidade da juventude, na busca por sua dignidade. Os temas e lemas de cada ano traduzem o olhar e os ouvidos sempre abertos para o contexto juvenil. Traduzem o desejo de vida e em abundância de uma pastoral orgânica a serviço da construção do Reino de Deus.
São 25 anos de experiência de uma Igreja comprometida e apaixonada pelos jovens. E nesses anos pôde-se constatar uma juventude que doa sua vida na construção do Reino de Deus, ações concretas em prol da defesa dos direitos da juventude, importante reflexão e contribuição para as políticas públicas para a juventude no país, envolvimento maior dos jovens em suas comunidades e etc. O Jovem é o protagonista da sua história! Nesse jubileu, toda a Igreja renova seu compromisso de defesa da vida da juventude iniciando desde a formação cristã de nossos jovens a fim de que possam construir famílias felizes e realizadas a partir dos valores do Reino de Deus.
É preciso assim, plantar e germinar mais sementes! Queremos saborear mais frutos do Reino! “A juventude reza. Ela não gosta de rezar do jeito dos adultos e também não quer mais rezar do jeito das crianças. Mas os jovens procuram a oração. Eles recorrem à oração diante de desafios a serem enfrentados. Rezam sem muitos formalismos e são ecléticos. Para a Igreja fica o desafio de auscultar caminhos para mexer com o coração dos jovens em sua prática religiosa. Já que eles gostam de rezar, cabe a nós ajudá-los a terem uma fé mais esclarecida, oferecendo-lhes espaço para o encontro com o divino” (Dom Canísio Klaus- bispo de Santa Cruz-RS).
A humanidade deve muito ao espírito de luta da juventude. É este espírito que impede a humanidade de se acomodar. Sem ele a história teria tomado outros rumos. O movimento estudantil de 1968 tornou-se marca para a democracia. A juventude na rua foi decisiva para a volta das eleições diretas no Brasil. A sensibilidade para as causas ecológicas criaram ambiente favorável para a implementação de políticas de preservação do meio ambiente. Nos últimos anos, o clamor contra o extermínio de jovens provocou a adoção de políticas de segurança pública e alertou para o abuso da violência contra os jovens, principalmente os negros e pobres. Com razão João Paulo II afirma que “os jovens não temem o sacrifício, mas, sim, uma vida sem sentido”.
Enquanto saudamos a juventude por seu dia, formulamos votos de que as comemorações do Dia Nacional da Juventude (24 de outubro) motivem nossas lideranças a abrirem as portas das comunidades para que o jeito de rezar, lutar e fazer festa da juventude encontre acolhida no seio da Igreja
O DNJ é uma atividade de massa, que reúne as diferentes pastorais, movimentos eclesiais e iniciativas que trabalham com a juventude e querem reafirmar sua caminhada na defesa da uma juventude sadia, alegre e feliz e fortalecendo sempre mais o apoio aos jovens cristão. 

Fonte: A tribunamt

0 comentários:

Postar um comentário