Seja Bem- Vindo!!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Chile resgata todos os 33 operários que ficaram soterrados em mina

Pouco mais de 22 horas após o primeiro resgate, a operação de retirada dos 33 trabalhadores que ficaram mais de dois meses presos em uma mina no norte do Chile chegou ao fim, de maneira bem sucedida, na noite desta quarta-feira. O líder do grupo, Luis Urzúa, chegou à superfície às 21h55 no horário do Chile (o mesmo de Brasília).
Conhecido como Don Lucho pelos mineiros, ele tem 54 anos e era o chefe do turno no momento do acidente. Ele é topógrafo e estava fazendo mapas da área da mina onde eles ficaram presos. Durante a madrugada, a cápsula trará à superfície os cinco resgatistas que desceram à mina para auxiliar nas operações.
A rapidez com que os resgates foram feitos surpreendeu até mesmo as autoridades chilenas, que até a terça-feira chegaram a anunciar que a operação poderia durar até 48 horas. Segundo autoridades, o processo foi agilizado porque não houve as complicações previstas com a fibra ótica que faz a comunicação com o interior da mina e porque cada ciclo - de descida da cápsula e subida com os mineiros - levou 45 minutos, em vez da uma hora planejada anteriormente.
Em coletiva ao lado do presidente boliviano, Evo Morales, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, disse que a operação demonstra "o compromisso de um povo inteiro", já que "a maioria dos chilenos manteve vivo o sonho" de que a operação fosse bem-sucedida. Pouco depois do 14º resgate, Piñera recebeu um telefonema do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, a quem disse ter vivido "uma noite mágica". Em seguida, ligaram Cristina Kirchner, da Argentina, Hugo Chávez, da Venezuela, e David Cameron, primeiro-ministro da Grã-Bretanha.

Fonte: terra

0 comentários:

Postar um comentário