Seja Bem- Vindo!!

sábado, 18 de setembro de 2010

Últimos 12 meses são os mais quentes da história, aponta Nasa

Período entre janeiro e julho de 2010 também atinge recorde, diz agência. Fenômeno La Niña pode declinar média de temperatura no restante do ano.
Dados divulgados nesta semana pelo Instituto Goddard para Estudos Espaciais (GISS, na sigla em inglês), órgão ligado à agência espacial norte-americana (Nasa), apontam que o período entre janeiro e julho de 2010 teve a maior média de temperatura da história.
Caso o aumento de temperatura prossiga, é possível que este seja o ano mais quente já registrado, afirmam os especialistas do GISS. É o que denuncia o acumulado dos últimos doze meses, cujo gráfico mostra ascensão nunca detectada desde o início das medições.
Flutuações na medição dos últimos doze meses podem aparecer, mas a análise de um período mais extenso é tida por especialistas como mais adequada para descontar o efeito de anomalias temporárias ligadas à temperatura.
Até o momento, o recorde de ano mais quente foi registrado em 2005. Um possível impedimento à marca é o fenômeno La Niña, que pode reduzir a média global nos meses restantes de 2010.
De acordo com o pesquisador da área de Modelagem Climática do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Luiz Cândido, o gráfico apresenta uma tendência ao incremento da média de temperatura, mesmo com flutuações em períodos mais curtos.
"O dado é relevante, mas é preciso analisar com maior cuidado o impacto desse aumento em áreas específicas do globo, como no nosso caso, a Amazônia", afirma Luiz. "As diferenças regionais são importantes pois elas definem onde os grandes eventos de impacto irão ocorrer."
A base para o cálculo referente às anomalias de temperatura no mês de julho de 2010 reúne informações colhidas entre 1951 e 1980. Durante este período, foi estabelecida a média do sétimo mês. Neste ano, julho registrou temperatura média 0.55ºC maior que a base. O recorde para esta medição é de julho de 1998, com 0.68ºC.
“É urgente a necessidade de comprometimento com a redução das emissões de gases de efeito estufa" André Ferretti, coordenador do Observatório do Clima
Mapas de anomalias de temperaturas são úteis para a compreensão o papel do aquecimento global em eventos extremos. Segundo o GISS, o fenômeno intensifica também a precipitação, pois o aumento no nível de vapor de água varia de acordo com a temperatura.
Os dados reiteram informações fornecidas pelo Centro Nacional de Dados Climáticos, instituto ligado a agência norte-americana voltada para monitoramento das condições atmosféricas e oceânicas (NOAA).
Para o coordenador do Observatório do Clima, André Ferretti, há uma tendência clara ao aquecimento do planeta. "É urgente a necessidade de comprometimento com a redução das emissões de gases de efeito estufa", diz o especialista.
Fonte: G1.

0 comentários:

Postar um comentário