Seja Bem- Vindo!!

domingo, 19 de setembro de 2010

Após polêmica, Polônia retira cruz do palácio presidencial

Funcionários do palácio presidencial da Polônia retiraram nesta quinta-feira, sem alarde, a polêmica cruz de madeira colocada no local em memória ao presidente Lech Kaczynski, morto em acidente aéreo em abril passado.
Tentativas anteriores de remover a cruz de madeira provocaram grandes reações e a polêmica dividiu o país. A cruz foi colocada perto do altar, na capela do palácio, e depois será transferido para uma igreja próxima.
A cruz foi instalada por grupos de escoteiros no último dia 15 de abril, cinco dias depois da queda do avião presidencial no aeroporto russo de Smolensk. O presidente, sua mulher Maria e vários membros do alto escalão político e militar da Polônia participariam de uma cerimônia no cemitério de Katyn, onde em 1940 foram assassinados 20 mil oficiais poloneses por ordem de Stalin. Todas as 96 pessoas a bordo morreram.
Desde então, a cruz se tornou uma espécie de lugar de peregrinação para centenas de milhares de cidadãos e ainda são muitos os poloneses que depositam flores e velas em memória dos mortos.
O novo governo, da oposição, queria há meses retirar a cruz.
Até a Igreja Católica se dividiu na polêmica. Embora muitos sacerdotes considerem que a cruz deveria permanecer em frente ao palácio, outros acreditam que é melhor levá-la a um templo perante o temor de que possa se tornar um símbolo do falecido Kaczynski.
Fonte: UOL noticias/folha

0 comentários:

Postar um comentário