Seja Bem- Vindo!!

domingo, 27 de junho de 2010

IRAQUE: IGREJA CONSTRÓI ESCOLA EM MOSSUL

O Arcebispo caldeu, Dom Emil Shimoun Nona, anunciou a construção de uma nova escola em Mossul. “A perseguição dos católicos no Iraque, sobretudo em Mossul, trouxe uma crise social e espiritual”, afirmou o prelado. “Aqueles que permaneceram vivem no medo” e como sinal de esperança para a população teve início um processo de reconstrução.

Edificar uma nova escola no antigo vilarejo católico caldeu de Karmless é o sinal tangível. A estrutura acolherá “estudantes de todas as religiões: cristãos, muçulmanos e yazidas, de Karmless e dos arredores, em 2011”. A esperança do Arcebispo é que esse projeto possa oferecer novas oportunidades de trabalho. “A instrução foi sempre um carisma da nossa Igreja desde a sua fundação”, recordou o Arcebispo.

“No ano 350 d.C, na cidade de Nisibis, os nossos antepassados fundaram a primeira universidade do mundo. Desde então – prosseguiu o prelado – criamos centenas de escolas e universidades, e foram reconhecidas pelas suas contribuições à cultura e à sociedade iraquianas”.

Em Bagdá, existem já duas escolas que atuam de modo autônomo, dando bons resultados, apesar de se encontrarem no contexto crítico da guerra. “Ambas têm pelo menos 60% de estudantes muçulmanos e são profundamente católicas na sua identidade”. É um dever, segundo o Arcebispo, fornecer uma educação católica, sobretudo se se considera que “a comunidade católica iraquiana está diminuindo e tem necessidade de uma ajuda imediata para sobreviver”. 

Fonte: Rádio Vaticano

0 comentários:

Postar um comentário