Seja Bem- Vindo!!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Católicos de Ilhéus preparam festa do dia de Corpus Christi

Em memória à transformação do pão no corpo de Cristo, os católicos de Ilhéus estão preparando os festejos para celebrar o dia de Corpus Christi, nesta quinta-feira . As celebrações começam às 8 horas, com missa na Catedral de São Sebastião. A partir das 10 horas, as paróquias da cidade irão à Avenida Soares Lopes preparar o tapete por onde passará a procissão, às 16 horas. O cortejo sairá da Concha Acústica até a Praça Dom Eduardo, onde haverá a bênção do Santíssimo Sacramento.
O Corpus Christi significa, em latim, Corpo de Cristo e é uma data móvel da Igreja Católica, que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. A festa foi instituída pelo Papa Urbano IV em 11 de agosto de 1264. Ela deve ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código Canônico, que determina ao Bispo diocesano que a providencie para testemunhar a veneração da Eucaristia. Em Ilhéus, cada paróquia ficará responsável pela construção do tapete por onde passará o cortejo, a fim de demonstrar respeito e amor ao corpo de Cristo, representado na hóstia consagrada. Com muita criatividade, os fiéis fazem desenhos e escrevem mensagens utilizando serragem, areias coloridas, flores e outros materiais.

0 comentários:

Postar um comentário