Seja Bem- Vindo!!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Bancos europeus podem perder até 195 bi de euros

Os bancos da zona do euro (que reúne os 16 países que adotam o euro como moeda) sofrerão perdas "consideráveis" com empréstimos neste ano e no próximo. Isso deve provocar baixas contábeis de 195 bilhões de euros e pesar sobre a lucratividade das instituições, segundo informou hoje o Banco Central Europeu (BCE).

A perspectiva de baixas contábeis no valor dos empréstimos, aliada à "contínua pressão dos mercados e das autoridades de supervisão para que os bancos mantenham um controle rigoroso da alavancagem, sugere que a lucratividade do setor bancário deve continuar moderada no médio prazo", avaliou o BCE, em seu relatório semestral sobre a estabilidade financeira.
Segundo as estimativas, os bancos da zona do euro podem sofrer baixas contábeis líquidas de 90 bilhões de euros com empréstimos e títulos em 2010, e de 105 bilhões de euros em 2011.
"Estamos passando no momento por uma segunda onda de baixas contábeis relacionada ao desempenho dos empréstimos", disse o vice-presidente do BCE, Lucas Papademos, durante entrevista. "Isso não é inesperado. As baixas contábeis com empréstimos vão diminuir, mas continuarão refletindo simplesmente o desempenho geral da economia." 

As informações são da Agência Estado.

0 comentários:

Postar um comentário