Seja Bem- Vindo!!

domingo, 16 de maio de 2010

Qual é o melhor grupo católico para você participar?


Num grande encontro católico, que reunia muitos grupos católicos, num determinado momento, quando em pauta sobre qual o grupo cristão ideal, diziam os responsáveis de cada grupo que participava deste encontro:

O primeiro levantou-se e disse:

- Meu grupo é o melhor, pois todos que participam não faltam a Santa Missa no domingo, exceto em caso de enfermidade. Temos também o cuidado de mantermos o máximo respeito durante a Celebração.

O segundo disse:

- Meu grupo é o melhor, pois todos os dias as 6h00 da tarde em ponto, nos reunimos para rezarmos o Rosário, e raramente falta um participante. Somos muito devotados ao Santo Rosário e a Nossa Senhora.

O terceiro disse:

- Com todo o respeito, não vim aqui para fazer comparações, mas já que tocaram neste assunto, tenho a dizer, que o meu grupo é sem dúvida o melhor, pois uma vez por mês vamos aos bairros mais carentes da nossa cidade dar alimentos, remédios e roupas aos necessitados, além de distribuirmos muitas Bíblias.

O quarto então se levantou e disse:

- Bem, não gostaria de me manifestar, porém o meu grupo também não fica atrás, pois fazemos todas as sextas-feiras visitas aos cemitérios, afim de rezar pelos falecidos, rezamos sem parar mil Ave-Marias e outras orações, pois isto, segundo dizem alguns confidentes, ajuda a diminuir as penas do purgatório. Já visitamos vários cemitérios para rezar pelas almas dos pobres pecadores, se vocês fazem a sua parte materialmente, nós fazemos a nossa espiritualmente.

O quinto levantou-se e foi dizendo:

- Com licença, mas também quero dizer que meu grupo também tem seu mérito, pois aos fins de semana, começando por sexta, realizamos grandes vigílias de orações, via-sacra, procissões, jejuns e adoramos o Santíssimo. Enfim, fazemos tudo para agradar ao Senhor, tenho certeza que somos um grupo muito abençoado, pois passamos os fins de semana renunciando as coisas do mundo e em devoção as coisas do Céu.

E assim foi durante quase todo o encontro, cada responsável por seu grupo ia levantando e querendo falar das qualidades do grupo que ele representava. Mesmo aqueles que procuravam se manter calados, porém para mostrar que o seu grupo também era muito devotado e cristão se manifestavam.

Até que um Sacerdote, bem velhinho, de barba branquinha, que estava lá para abençoar o encontro, depois de horas ouvindo as declarações, levantou e disse:

- Irmãos em Cristo, se permitem falar o que meu coração acha das vossas declarações, sobre qual grupo é o melhor e etc... (houve um silêncio geral no recinto)

- Mas antes, gostaria de contar uma pequena estória, então, talvez possam compreender, qual seria o grupo ideal para uma vivência cristã mais humilde e fraterna, coisa que esta faltando neste encontro.

(E o Sacerdote, começou a contar uma pequena estória, que aliás nada tinha haver com religião, para surpresa dos que se faziam presentes)

"Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.

Os porcos-espinhos, percebendo esta situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente.

Mas os espinhos de cada um, feriam os companheiros mais próximos, justamente os que forneciam calor. E, por isso, tornavam a se afastar uns dos outros.

Voltaram a morrer congelados e precisavam fazer uma escolha:

Desapareceriam da face da Terra ou aceitavam os espinhos do semelhante.

Com sabedoria, decidiram voltar e ficar juntos.

Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que uma relação muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro.

E conseguiram sobreviver".

Então o Sacerdote disse:

O melhor grupo não é aquele que reúne os participantes perfeitos, devotados e cristãos exemplares, mas aquele onde cada um aceita os defeitos do outro. Onde cada membro suporta com paciência as falhas do outro, e tenta ajudar a corrigi-las se necessário. Mas sempre buscando a união e o amor fraternal, e não simplesmente impondo somente a sua vontade. Deixando seus irmãos perceberem, que o perdão e a humildade, são abençoados atalhos para se chegar as Portas do Céu.

Enfim, o melhor grupo, é aquele que se conserva sempre unido nos corações, pois faz a vontade de Deus, e cumpre com os desígnios do Senhor, que disse:

"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses." (Marcos 12, 30-31)

Neste encontro católico, pude perceber, que cada grupo quer ser o melhor do que o outro, mas com certeza, além de tudo que declararam, deveriam praticar diariamente as palavras do Santo Evangelho, que diz:

"Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos estejais em pleno acordo e que não haja entre vós divisões. Vivei em boa harmonia, no mesmo espírito e no mesmo sentimento." (I Cor 1, 10)

A sobrevivência dos grupos cristãos, neste mundo cada vez mais frio na solidariedade, na caridade, na fraternidade e na fé, depende do amor que cada um carrega no coração por seu semelhante. Sem este amor fraterno, nenhum grupo por mais devotado que seja, conseguirá se manter unido, e infelizmente se dividirá, e o que sobrar dessa divisão, dividirá a outros grupos.

Reze, faça jejuns, vigílias, participe da sua Paróquia, ajude aos necessitados, comprometa-se com o Obra de Deus, mas nunca se esqueça de praticar o perdão e a humildade.

Autor: Dilson Kutscher  Site: www.portalanjo.com

0 comentários:

Postar um comentário