Seja Bem- Vindo!!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

O Movimento de Cursilhos e o seu relançamento - Pe. Gil

Na verdade, toda iniciativa para que se possa melhorar ou fazer renascer de forma mais ousada e brilhante, qualquer Movimento ou qualquer Instituição, o Preço, às vezes, e alto: críticas meio acirradas, certas paráfrases, algumas anedotas, um pouco de descaso e de descrença e vai mais adiante. Certamente, quem assim procede, ou não tem conhecimento do objetivo do seu Grupo ou do seu Movimento, ou se dele participa, não coloca seu fervor e seu ardor.

Para que a gente participe com entusiasmo e com garra, na Igreja, de qualquer Movimento ou Grupo Pastoral o conhecimento dos seus objetivos, dos seus métodos de trabalho, de suas iniciativas, dos seus projetos deve ser conhecido por quem dele(s) é participante. O que não vale é a "gente ter entusiasmo pelo nossos Grupos ou Movimentos, pelo prazer, apenas e tão somente de "momentos festivos ou de procedimentos imediatos.

O relançamento do Cursilho, a partir do ano passado e com seu prosseguimento, neste ano, como o ano do Julgar a caminhada do Movimento, deve ter de nossa parte, de quem dele e seguidor e animador, um grande empenho.

Relançar o Cursilho, ao meu ver, é dar a ele "não uma roupagem exótica, excêntrica, mas um roupagem com brilhantismo missionário, idealizador, altruísta, sem ser sensacionalista, para que o Cursilho continue sendo este "grande instrumento de Evangelização" ou nas pequenas Comunidades, nos médos centros ou nos grandes Aerópagos." Deve ser um instrumento que faça vigorar e se estabelecer o projeto de Jesus, como "caminho, verdade e vida."

O relançamento do Cursilho quer nos oferecer pistas para que ele continue fazendo vibrar os corações em festa, por conta do Ressuscitado, sem perder de vista os seus objetivos. A festa acontece quando a gente "não se deixa ficar em "momentos" mas que deles se possa utilizar para fazer ver o grande imperativo evangélico "Ide por todo mundo e pregai a Boa Nova a toda criatura."

Cristãos novos, também os que fizeram o Cursilho valem na medida em que se responsabilizam por ele e nele venham a fazer o grande itinerário da Igreja que não é mais do que itinerário de Jesus e dos seus seguidores.

Aí, valem: ENTUSIASMO, ARDOR MISSIONÁRIO, OUSADIA, INTREPIDEZ, VONTADE DE CAMINHAR, DEDICAÇÃO, ENSEJAMENTO DE OPORTUNIDADES PARA OUTROS, ETC.

A Igreja e, portanto, os seus Movimentos e as suas pastorais têm necessidade de homens e de mulheres "ousados, destemidos" que ponham pra frente o grande anúncio da Boa Nova, "ontem, hoje e sempre"!

Esperamos, portanto, que todos os Membros do Cursilho, dirigentes e dirigidos sejam unânimes em proclamar "que Jesus é o Senhor" e que precisamos por "panos novos em roupas que já estão um pouco usadas!". Não é necessário jogar fora o "que já fora usado; é necessário, sim, que "o que foi usado possam ser reaproveitado" para "que sejam feitas novas coisas" e que "novos céus e nova terra tenham os habitantes que os souberam construir.

Paz e Bem-------------------------------------Pe. Gil

0 comentários:

Postar um comentário