Seja Bem- Vindo!!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Vida muito complicada: Os Adolescentes e o "Adolescer"


Puberdade é uma conseqüência natural do desenvolvimento humano, um evento físico com limites de início e término bem definidos. Esse evento tem início no hipotálamo, uma pequena região do cérebro, que começa a produzir substâncias que ativam a hipófise que, por sua vez, envia hormônios estimulantes aos ovários da mulher e aos testículos do homem, iniciando a produção e liberação dos óvulos e espermatozóides.
Além disso, a liberação dos hormônios sexuais gera inúmeras transformações no corpo do adolescente. Em resumo, a puberdade é o evento que capacita homens e mulheres para gerarem novas vidas. A partir das mudanças corporais, é iniciado um processo lento e progressivo de desenvolvimento psíquico denominado adolescência.

DIFÍCIL DE SE VIVER

Tanto as modificações corporais incontroláveis quanto os imperativos do mundo externo, que exigem do adolescente novos padrões de convivência, são tidos, a priori, como invasivos e hostis aos adolescentes. O adolescente, como forma de se defender desses eventos, retém muitas de suas conquistas infantis, ainda que existam o prazer e a vontade de alcançar um novo status social. Dessa forma, nem todas as pessoas vivenciam a adolescência, assim como nem todas se tornam jovens adultos, com a mesma idade. É por isso que educadores e pais insistem em dizer que esta é a etapa mais difícil na vida de uma pessoa. Contudo, quando se compreende o que está acontecendo, o posicionamento torna-se outro e facilita o relacionamento adulto x adolescente.

OS 3 LUTOS

É possível observar na adolescência a elaboração de três lutos fundamentais:

A) pelo corpo infantil;

B) pela identidade e papel infantil;

C) pelos pais da infância.

O adolescente vive em uma busca e construção constante de sua identidade (Quem sou eu?), de sua independência (Ninguém manda em mim!) e de sua importância afetiva (Alguém me ama?). Trata-se de um verdadeiro estado caótico que, aos poucos, vai sendo substituído pelo juízo de realidade, mediante a elaboração dos três lutos, que permite o adolescente compreender que aquela identidade infantil deve dar espaço ao seu novo papel que a natureza e o meio lhe apresentam.

A partir disso, compreendemos o conceito de morte como processo irreversível e natural do desenvolvimento. Os pais dos adolescentes também experimentam, em geral, não sem sofrimento, a perda do filho infantil. Esta é considerada uma dasmais importantes e difíceis fases do ciclo de vida familiar, na qual os pais precisam aprender a flexibilizar as regras para que seus filhos, gradualmente, aprendam a ter liberdade e fazer uso dela com responsabilidade.

CAMINHOS NECESSÁRIOS

Na busca da identidade de adolescente, o indivíduo recorre a “uniformidade” que pode proporcionar segurança e estima pessoal. Nesse momento os grupos adquirem uma importância ímpar, visto que são transferidas ao grupo grande parte da dependência que anteriormente se mantinha com o sistema familiar. Nos grupos, ou tribos, cada pessoa identifica-se com todos e vice-versa, tornando a separação algo quase impossível.

Esta identificação acontece por meio do uso de gírias, de vestuários e de outros comportamentos. É de se esperar que o adolescente circule por diferentes grupos para que possa experimentar a adoção de diferentes ideologias e comportamentos até o momento, no qual ele conhecerá suficientemente seus gostos e preferências para partir para uma nova empreitada: ser um jovem adulto.

Fonte: PIME

0 comentários:

Postar um comentário