Seja Bem- Vindo!!

domingo, 25 de abril de 2010

Vândalos destroem imagem da Virgem Maria em igreja de Teresina

O ícone da Virgem do Perpétuo Socorro na Igreja Redentorista de São José Operário em Teresina (Brasil) foi "desfigurado e destruído" por um grupo de vândalos que logo depois de soar o alarme do templo, acabaram com a imagem Mariana trazida de Roma há quase 47 anos atrás.


Conforme assinala a agência vaticana Fides, o Pe. Iridian Gonçalves, pároco da Igreja, contou que ao escutar o som do alarme se dirigiu ao recinto "mas quando chegamos a imagem já havia sido totalmente destruída. O que é mais chocante, é a brutalidade do ato de vandalismo".

"O sacristão informou ao Pároco que alguém entrou na igreja, o que fez com que o alarme disparasse. O intruso entrou pela abertura do ar condicionado. Esperando que fosse um furto, o sacristão da igreja ficou chocado ao ver que nada havia sido roubado, mas que o rosto na imagem da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro havia sido desfigurado e destruído", explica a nota.

A bela imagem mariana, enviada de Roma para esta igreja com a benção do Papa cerca de 47 anos atrás. Durante todo este tempo foi venerada na mesma igreja, de onde saiu apenas uma vez para ir a São Paulo a fim de ser restaurada após um ato de vandalismo anterior

Uma das testemunhas do ato, Maria de Jesus Santos, afirmou: “É a segunda vez, em menos de dois anos, que esta imagem de Nossa Senhora sofre um ato de vandalismo. É inaceitável e desrespeitoso à minha fé e a tudo aquilo que eu venero e creio desde menina”, afirmou.

O ato de vandalismo está sendo investigado pela polícia local, que interrogou algumas testemunhas e está em busca dos responsáveis. Na história da igreja, é a quarta vez que acontece a invasão de vândalos, e todas as vezes para danificar obras de arte sacra.

Fonte: ACI - Brasil



---------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando também...

Capela construída em 1835 no RS, tem 17 imagens destruídas por vândalos

01.04.2008 - A Capela São Miguel Arcanjo, tombada em 1991 como patrimônio histórico de Passo Fundo, foi arrombada e teve suas 17 imagens destruídas na tarde de domingo. A Polícia Civil investiga o caso.

Considerada uma das igrejas mais antigas do Estado, a Capela São Miguel Arcanjo foi construída em 1835, para abrigar uma imagem esculpida em madeira pelos índios da região de Santo Angelo e trazida por dois irmãos que voltavam da guerra do Paraguai.

A capela, na localidade de Pinheiro Torto, se tornou símbolo da libertação dos escravos, e as romarias iniciaram há 136 anos, reunindo pessoas que apoiavam o fim da escravatura. Ainda hoje, a romaria que acontece tradicionalmente em 30 de setembro celebra os ideais de liberdade, fraternidade, justiça e dignidade humana.

Conforme o padre Aldino Barth responsável pela Paróquia São Vicente de Paulo, da qual a capela faz parte, este não é o primeiro atentado. Há uma semana, ladrões assaltaram o local e levaram 12 vasos sanitários dos banheiros construídos pela comunidade para a festa de São Miguel Arcanjo.

No domingo, outro crime. As portas foram arrombadas, uma delas arrancada com a tranca e a fiação elétrica foi destruída. Nada ficou inteiro dentro da capela. Todas as imagens de gesso representando Nossa Senhora, Santo Antônio e São Jorge foram despedaçadas, ao todo 17 estátuas. A histórica imagem em madeira de São Miguel, que ficava sobre o andor usado nas procissões há 136 anos, também foi quebrada.

— Foi horrível, coisa de gente que não tem coração, conta a moradora Dilce Fátima Martins, que ajuda a cuidar da capela.

A Mitra diocesana de Passo Fundo pediu à Polícia Civil agilidade nas investigações, mas até agora não há suspeitas. Nada foi levado da Igreja, e a polícia não sabe ainda se há ligação com o roubo anterior.

Fonte: Jornal Zero Hora RS



-------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...

Grupo denominado anti-Cristo invade igreja e destrói imagens sacras em Alagoas

24.03.2008 - O grupo denominado anti-Cristo, que se veste de preto e se reúne no cemitério, é o principal suspeito de ter invadido a Igreja de Santa Rita, em Boca da Mata, a 60 quilômetros de Maceió, e destruído imagens sacras – as que não foram destruídas eles colocaram de ponta-cabeça.

O padre Nivaldo Barbosa, pároco da cidade, está em estado de choque e não conseguiu dar entrevista ao repórter Gernan Lopes; quem falou à imprensa foi o padre Miraldo José, de Anadia, que foi prestar solidariedade ao colega.

Os vândalos não levaram nada da igreja, apenas destruíram as imagens de Cristo e de Nossa Senhora das Dores; outras imagens de santos foram colocadas de cabeça para baixo – o que aumenta a suspeita em torno do grupo intitulado de anti-Cristo.

O grupo anti-Cristo surgiu há cerca de um ano e, segundo testemunhas, é capaz de agredir os que pronunciam o nome de Jesus – ou apelam para santos, fazem promessas, rezam ou manifestam qualquer tipo de crença.

Caros internautas: se o que faltava em Alagoas era a besta fera, agora não falta mais.

Fonte: tudonahora.com.br AL (notícia enviada pelo amigo Cícero)



----------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...

São Paulo: Padre diz que capela no ABC foi invadida 17 vezes em uma semana

17.06.2009 - A capela São José Operário, na Vila Capuava, em Mauá, no ABC, no estado de São Paulo, pede socorro. De acordo com o padre Luiz Carlos Francisco, vândalos e ladrões invadiram o templo 17 vezes desde o dia 9 deste mês. Em cada invasão, ocorreram furtos e depredações.

Ele afirma que registrou um boletim de ocorrência no 1º DP de Mauá na quarta-feira (10). “Da primeira vez, levaram um bebedouro, destes de metal que se encontra em lugares públicos”, contou o padre.

Entre terça e quarta-feira, mais invasões e mais furtos. “Levaram botijão de gás, peças religiosas e ferramentas, porque estamos fazendo uma reforma na capela, além de outros objetos”, disse. Os vândalos chegaram a incendiar uma geladeira, de acordo com o padre.

Entre quinta-feira (11) e sexta-feira (12), em pleno feriado de Corpus Christi, foi a vez de acontecer outra invasão, que foi a gota d’água para o religioso. “Eles queimaram um cômodo inteiro, uma dependência pequena. Depois disso, decidi denunciar o que está acontecendo para ver se tomam uma providência”, afirmou, inconformado.

Segundo ele, até o final da tarde da terça-feira (16), a Polícia Científica não havia ido até a capela para fazer a perícia do local. “Isso está incomodando muito. Uma mulher toma conta da capela. Toda vez que ela vai até lá, ela constata uma nova invasão. Ela me liga várias vezes por dia e me avisa. Já contei 17 invasões”, disse.

Bairro sufocado

De acordo com o padre, a Vila Capuava está deixando de ser um bairro residencial para abrigar indústrias. “Desta forma, o bairro está ficando ‘sufocado’ por estas indústrias e a cada dia tem menos gente morando nele. E a capela fica mais isolada”, explicou.

Uma quadra com vestiários que teria sido construída nas proximidades para abrigar um projeto no qual mulheres se exercitariam estaria sendo utilizada pelos vândalos como refúgio, segundo o padre. Menos de um ano depois de ter sido inaugurada, a quadra foi abandonada.

“Não posso afirmar que são eles que estão furtando a capela, mas estão usando drogas lá. Isso tem gerado um clima de insegurança no bairro. As pessoas estão com medo”, finalizou.

Fonte: G1



-------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...

Rio de Janeiro: criminosos assaltam e incendeiam igreja no subúrbio

17.06.2007 - A Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Bairro Maria da Graça, no subúrbio do Rio, foi invadida por um grupo de assaltantes, na madrugada deste domingo (17) que, depois de roubar, incendiaram o local. Segundo as informações do pároco Carlos Pereira de Albuquerque, uma vizinha ligou avisando que a paróquia estava pegando fogo.

O padre disse que, ao chegar, toda a parte da biblioteca estava em chamas. No local, também eram guardadas as roupas para serem doadas às pessoas carentes da região. Ele disse ainda que todos os cofres de madeira com donativos foram abertos.

Ainda segundo o padre, os suspeitos arrombaram gavetas e armários e quebraram parte do órgão da igreja, o carro da igreja também foi alvo dos vândalos. Eles ainda tiveram tempo de ir ao salão da paróquia comer e beber cerveja.

O fogo foi logo controlado pelos bombeiros. Policiais estiveram no local e o padre vai fazer um levantamento de tudo o que foi levado pelos assaltantes.

Fonte G1



------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância". (Jo 10,10)

"Nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus". (1Cor 6,10)

“O dragão vendo que fora precipitado na terra perseguiu a Mulher que dera à luz o Menino. (...) Este (o dragão), então se irritou contra a Mulher e foi fazer guerra ao resto de sua descendência, aos que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus". (Ap. 12,13;17-18)

0 comentários:

Postar um comentário