Seja Bem- Vindo!!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Nós católicos precisamos retomar as procissões!

Quem de nós, católico Apostólico Romano, nunca participou de uma procissão? Eu particularmente lembro com carinho das procissões que participava na minha infância, na minha adolescência…
Porém hoje em dia, tem se perdido esse belo hábito que é de levar os grandes nomes da fé pelas ruas de nossas cidades, fazendo alusão aos seus grandes feitos em nome da verdadeira fé. Há quem diga que é cafona, outros que é um ato de idolatria. Dizem alguns cristãos que o povo de Deus não fazia coisas deste tipo. Isto é uma mentira. O livro de Josué é repleto de passagens onde o povo de Deus fazia procissões:
“Josué disse ao povo, santificai-vos, porque amanhã o Senhor operará no meio de vós coisas maravilhosas. Depois falou aos sacerdotes: Tomai a Arca da Aliança e ide adiante do povo. Eles tomaram a Arca da Aliança e caminharam à testa do povo” (Js 3,5-6)
“O povo dobrou suas tendas e dispunha-se a passar o Jordão, tendo diante de si os sacerdotes que marchavam diante do povo levando a arca” (Js 3,14)
“Josué convocou os doze homens escolhidos, um por tribo, entre os filhos de Israel. E disse-lhes: Ide adiante da Arca do Senhor, vosso Deus, ao meio do Jordão, e cada um de vós; segundo o número  das tribos de Israel, carregue uma pedra no seu ombro” (Js 4,4-5)
“O Senhor disse a Josué: Ordena aos sacerdotes, que levam a Arca do testemunho, que saiam do Jordão. Josué ordenou-lhes: Sai do Jordão. E os sacerdotes, que levavam  a Arca da Aliança do Senhor, tendo deixado o leito do rio, ao pisarem seus pés a terra firme, as águas do Jordão retomaram seu lugar e correram caudalosas como antes” (Js 4,15-18)
No livro de Josué você vai encontrar várias vezes os judeus fazendo procissões. Consulte também: Ex 25,21-22 - Nm 10,33-34
A Bíblia nos mostra nesses casos, a arca da aliança, com seus querubins (anjos de ouro). Ela representava a figura do próprio Deus, mas ela não era Deus. Deus não estava dentro daquela arca, mas o que estava ali eram as suas leis, que por sua vez estavam esculpidos em um objeto. Eles além de colocarem a Arca em um lugar de destaque faziam procissões solenes com a mesma. Isso não quer dizer que o povo judeu era idólatra, assim como o católico não é. Se carregar um objeto em procissão fosse “Idolatria”, teríamos necessariamente chamar o Povo de Deus de “Idólatra”. Esta procissão, conduzindo inclusive imagens de Querubins, estabelecida por Deus na Bíblia, é igual a uma procissão que fazemos hoje. Repare bem: as Procissões que levam imagens dos nossos heróis da fé não são imagens de Deuses. Não tem como ser um caso de Idolatria, porque a Idolatria envolve sacrifícios a Deuses e nas procissões católicas ninguem faz sacrifícios. Quanto os Pagãos: Eles já carregavam suas imagens, considerando-as como Deuses e fazendo sacrifícios. O que existe por ai, e vemos isso com frequencia, são pessoas de outras religiões (candomblé e outras) que desfilam com imagens de santos católicos, como se fossem os Deuses ou entidades da sua religião. Mas isso não tem nada a ver com a posição da Igreja. É um problema histórico que chamamos de sincretismo religioso.
O Católico carrega a Imagem dos santos, com a mesma “audácia” dos Judeus ao carregarem a Arca da Aliança. E devemos mesmo sair pelas ruas mostrando nossos santos para as pessoas deste mundo tão incrédulo e sético. Precisamos mostrar para as pessoas, os homens que preferiram dar a vida, de forma direta ou indireta a serviço do Reino de Deus. Católico: Deixe a vergonha de lado e não tenha medo de mostrar ao mundo os sinais e símbolos da nossa fé!

Dominus Vobiscum

0 comentários:

Postar um comentário