Seja Bem- Vindo!!

sábado, 10 de abril de 2010

Chuva volta a causar transtornos em Salvador

A chuva voltou a cair em Salvador na manhã deste sábado, 10. Até as 12h26 de hoje, a Deesa Civil de Salvador atendeu a 139 chamados de emergência. Foram seis alagamentos de área, 25 ameaças de desabamento de imóvel, uma ameaça de desabamento de muro, 37 ameaças de deslizamento de terra e 20  de queda de árvore. O órgão registrou ainda seis avaliações de imóveis alagados, dois desabamentos de muro, 39 deslizamentos de terra, um destelhamento e dias infiltrações. Bairro da Paz, São Marcos, Sussuarana, Brotas e Campinas de Pirajá estão entre os mais atingidos. A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo pelo telefone gratuito 199.
As últimas pancadas de chuva tem provocado também quedas de energia elétrica em muitos pontos da cidade, causam problemas extras para a população. Moradores do Bairro da Paz, sem luz a cerca de 48 horas, chegaram protestar no início desta manhã, na Avenida Paralela, dificultando o trânsito no sentido Aeroporto.
Segundo a Coelba, na manhã deste sábado, o registro de queda de energia foi maior em Itapuã, Mussurunga e São Cristóvão. Já na RMS, os municípios de Camaçari, incluindo a praia de Guarajuba, Candeias, Lauro de Freitas e Simões Filho são os que enfrentam mais dificuldade no fornecimento.
Por causa da chuva, a empresa afirma que prioriza os atendimentos às ocorrências que envolvam a segurança e preservação da vida da população, e às interrupções no fornecimento que afetem maior número de consumidores. O atendimento está sendo feito através do telefone 0800 071 0800. Ao ligar, os consumidores devem fazer a opção 2 (falta de energia) no menu de atendimento. Para agilizar a solicitação, é importante ter em mãos o número do contrato ou CPF do titular da fatura.
 
Previsão do tempo - Os dois principais órgãos de meteorologia do País, a Agência Climatempo e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alertam para chuvas fortes nas próximas 48 horas em todos os estados do Nordeste e algumas regiões do Norte. A causa é a frente fria de forte intensidade que subiu da Região Sudeste, provocando a formação de nuvens carregadas.
“O litoral  baiano e dos estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco devem registrar ondas de 1,5 a dois metros neste final de semana”,  diz. Na Bahia, as regiões de maior intensidade de chuva são Salvador, Recôncavo e nordeste do Estado. Apenas o sul e o oeste da Bahia apresentam abertura de sol, com fortes ventos. Em todo o Estado, as rajadas de vento terão média de velocidade entre  40 e 70 km/h. Em Salvador, a temperatura média varia entre mínima de 21° C e máxima de 28° C, no sábado, e entre 22° C e 29° C, no domingo.
 
Volume de chuva - O meteorologista André Madeira informa que, nos nove primeiros dias de abril, Salvador já registrou volume de chuva que chega a 68% do esperado para todo o mês de abril. “Somente entre os dias 8 e 9 de abril (quinta e sexta), choveu na cidade cerca de 118 milímetros. Ou seja, cerca de 38% do total histórico do mês, que é 320 milímetros”, afirma o meteorologista. Neste final de semana, o volume  médio de chuva para a Bahia será de 50 a 100 milímetros, segundo o Inmet. 


Fonte: A Tarde

0 comentários:

Postar um comentário