Seja Bem- Vindo!!

sexta-feira, 12 de março de 2010

O Cursilista deve crescer na fé!!

Para os humanos, crer no único Ser Necessário do universo, é uma questão de encontrar o sentido da vida. Entre os pensadores gregos, salvo reduzidas exceções, havia a convicção serena e pacífica sobre a existência de um ordenador das coisas do cosmos. Hoje há muitas posições diferentes, entre os pensadores. Entre eles – a par dos que tem fé – distingo um grupo que quer se fazer de difícil. Primeiro não quer aceitar, porque a divindade não pode ser vista nem tocada. (Saramago exige que Deus tome café da manhã com o Papa).
Isso é claro, que nesta vida nunca vai acontecer de podermos ter a evidência daquilo que os antigos chamavam de “ens absconditum” (ser escondido, que precisa ser procurado). Trata-se de um Ser, puro espírito. Jesus avisou que o Pai “está no céu”, portanto, fora dos nossos sentidos, mas comunicável pela dom da fé.
Ele só pode ser aceito de duas formas: crer no testemunho de quem viu ( é a pessoa de Jesus que nos dá esse testemunho), e que é alguém plenamente confiável; ou pela inteligência pesquisar e vasculhar até desvendar o segredo. Isso só os seres inteligentes podem fazer. A inteligência é o único caminho natural para tocar em Deus. Houve um tempo em que as pessoas sérias descobriam o Criador, através da metafísica. Hoje muitos desdenham tal caminho, infelizmente. Outros se escandalizaram com a teoria evolucionista, imaginando que tal explicação dispensaria, definitivamente, a intervenção divina na natureza. Esse temor está superado, porque a evolução é apenas um programa, executado por quem planejou tudo. Depois houve a vacilação diante da teoria do “big bang”, do código genético, das leis profundas da psique humana, ou da teoria “quântica”. Todas explicações muito boas, que não excluem, absolutamente, o Ser Divino. Até o explicam. Ninguém se deve fazer de especial, exigindo, para crer, mais um argumento, e mais outro, e mais outro…Para darmos a arrancada decisiva, é preciso maravilhar-nos, e descobrir o que os judeus, desde a antiga Lei, dizem: Ele é uma pessoa, em quem devemos crer. E é uma pessoa amorosa. Ele tudo planejou, visando especialmente o “anthropos”. E dentro da humanidade pensou em cada um de nós. Não caiamos na repreensão de São Paulo: “Os homens, embora tendo conhecido a Deus, não o glorificaram” (Rom 1, 21).

FONTE: Arquidiocese de Uberaba/MG

0 comentários:

Postar um comentário